CPLP | 1

News

CPLP

Comissao Europeia abre processo contra vistos CPLP em Portugal
A Comissão Europeia considera que a autorização de residência para procura de emprego que Portugal entrega não está em conformidade com o modelo europeu e que por isso.

Afonso Guedes-Sic Noticias
12|10|23

A Comissão Europeia abriu um processo contra Portugal por causa dos vistos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O Chega quer, por isso, revogar o acordo de mobilidade. Mas o Presidente da República nega incompatibilidades e considera estranho que a União Europeia encontre ilegalidades agora.

O acordo é antigo. Tão antigo como a própria CPLP, que existe desde 1996. Descobrir agora ilegalidades nas novas autorizações de residência é caricato para o Presidente da República.

“Não deixa de ser ironia do destino, durante tantos anos isso não ter sido problema, e de repente descobrir-se uma ilegalidade que não existia no passado”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

A Comissão Europeia considera que a autorização de residência para procura de emprego que Portugal entrega não está em conformidade com o modelo europeu e que por isso, não estão permitidas viagens dentro do espaço Schengen.

As suspeitas do Presidente não ficam claras. 

“Portugal tem estado a explicar desde há muitos anos porque não há incompatibilidades entre o regime CPLP e o regime europeu. Já explicamos. Não há um choque. Até agora foi aceite e acreditamos que vamos fazer valer o nosso ponto de visto”, acrescentou.

O Chega considera que o acordo viola as normas da identidade europeia e quer ver o acordo revogado.

O novo portal do Governo para atribuir as autorizações estreou em março. Em dois meses., mais de 113 mil cidadãos da CPLP obtiveram autorizações de residência em Portugal.

 

See more News

Shopping Cart
Scroll to Top