Quem somos
A NOSSA MISSÃO
A Tabanka é uma televisão digital pulsante, com um olhar contemporâneo sob histórias originais africanas.
Temos como propósito reunir gerações distintas num só espaço digital, criando conteúdo baseado nas nossas vivências
Somos veículo. Somos movimento. Somos celebração. Juntos somos TABANKA.
A NOSSA HISTÓRIA
O que eles não sabiam era que esse encontro casual desencadearia uma série de eventos interligados, como se o universo estivesse tecendo um enredo especial. Naquele dia, com sorrisos e olhares cheios de entusiasmo decidem juntar forças e criar uma palestra única, um evento que prometia conectar pessoas e histórias e assim, a Tabanka Summit tomou forma.
O destino tinha seus próprios planos distorcidos lançando uma sombra sobre o projeto recém-nascido com a pandemia que se abateu sobre o mundo. No entanto, os três visionários não se renderam ao desânimo, ajustaram as suas velas à mudança dos ventos e decidiram, então, dar vida a uma segunda ideia que já fazia parte do plano: criar uma televisão digital, um espaço para ampliar as vozes da diáspora africana.
O verão de 2021 trouxe consigo uma onda de produtividade e criatividade dando início às gravações das três principais rubricas – Lua Cheia, Bantaba e Nha Geração. E foi no quinto episódio de Bantaba, num momento que parecia coreografado pelo destino, Alfredo teve a oportunidade de entrevistar Wilza Mendes. O entusiasmo que irradiava dela ao se unir ao projeto era quase tangível, um fio a mais tecido na trama que se desenrolava.
A plataforma foi lançada no dia 9 de Janeiro de 2022 com um evento que reuniu família e amigos que acreditaram nesse sonho desde o início. Wilza se disponibilizou a ajudar a equipa, capturando imagens e vídeos que contavam uma história que agora também era dela.
E foi ao fim do dia, quando o grupo olhou para o que tinham construído, perceberam que a última nota que completava a melodia, era ela.
E assim, o café casual se transformou numa jornada onde amizades se entrelaçaram, desafios foram superados e histórias ganharam vida, marcando o início de uma aventura promissora.
A EQUIPA
Cofundador e Director de parcerias e comunicação
Host do Bantaba Podcast
Nascido em Portugal, mais precisamente em Vila Franca de Xira, Alfredo é de origem guineense. Zambras, como é conhecido pelos mais próximos, considera-se um Balanta Ribatejano.
Vive há 9 anos em Londres onde licenciou-se em Gestão Empresarial. Benfiquista ferrenho, é amante do fitness, matérias relacionadas com astronomia e não resiste a um prato de sigá da mãe.
Cofundadora, cinegrafista e estrategista de redes sociais
Host do Nha geração
Nani, é uma capricorniana filha de emigrantes cabo-verdianos e nasceu na Azinhaga, Pontinha. Iniciou os seus estudos de Cinema & Audiovisuais em Inglaterra, mas eventualmente encontrou um caminho fora desse círculo académico, que agora pretende dar vida levando a cabo projectos como Tabanka Tv e a sua produtora de audiovisuais.
É uma mulher intuitiva, ambiciosa e não quer ficar-se pelos sonhos, pois quer trilhar um caminho nunca antes feito pelos seus progenitores. Ama arte, leitura é com ela, tem desenvolvido um gosto pela escrita como nunca antes, preza a família mesmo estando longe e vê-se a dirigir, destacar e explorar através do cinema, narrativas que enaltecem e celebram a nossa gente, da nossa África.
Cofundadora e Directora de marketing e investigação
Apresentadora do Lua Cheia
Cabo-verdiana badia e portuguesa lisboeta, Anita reside no Reino Unido desde 2008. Formada como Técnica de Informação Turística, possui mais de 7 anos de experiência trabalhando em museus.
Apaixonada por psicologia, história, livros e o mundo das artes, Anita considera-se um espírito livre.
Directora de Produção de Imagem Digital & Eventos
Wilza Mendes é uma jovem arquiteta e amante de artes plásticas, residente em Londres de origem Guineense. Após ter emigrado de Lisboa para Londres, ela concluiu os seus cursos de Belas Artes & Arquitetura, nas Universidades de Westminster e Royal College of Arts. Para além do seu amor por Arquitetura, ela tem vindo a desenvolver as práticas de escultura, design gráfico e cinema.
Alguns dos seus objectivos na Takanka TV é explorar a representaçãode Blackness, e aprofundar o seu conhecimento sobre os fenómenos territoriais e a sua relação com os discursos sociais. Mais especificamente, explorar e demonstrar por meios artísticos, a discriminação sistémica das estruturas urbanas e os processos de descolonização.