Berço Matriarcal e Animista

Berço Matriarcal e Animista

Gustavo Barbosa | @rashidbarbosa
30 de Março, 2023
O matriarcado não representa o triunfo absoluto e cinico da mulher sobre o homem, consiste num dualismo harmonioso, uma associação aceite pelos dois sexos para melhor construir uma sociedade sedentária na qual cada cada um próspera plenamente, entregando-se à atividade que está em maior conformidade com a sua natureza fisiológica.
Um regime matriarcal, longe de ser imposto ao homem por circunstâncias independentes da sua vontade, foi criado, é aceite e defendido por ele “ Cheick anta Diop.
Unidade cultural africana , pág: 55, na versão em inglês, pág: 108.
Matriarchy is not an absolute and cynical triumph of woman over man, it is a harmonous dualism, an assocaition accepted by both sexes, the better to built a sedentary society where each and everyone could  fully develop by following the activity best suited to his physiological nature. A matriarchal regime, far from being imposed on man by circumtances independent of his will, is accepted and defended by him. Pag. 108, The cultural Unity of Black Africa.)
A importância do tio materno
 Sistema Matriarcal 
No sistema matriarcal no seu estado puro, não se herda do pai, mas sim, do tio materno e desposa-se a sua filha, a fim de que está não seja totalmente desfavorecida. Todos os direitos políticos são transmitidos pela mãe, excetuando  o recurso a usurpação, nenhum príncipe pode herdar um trono se a sua  mãe não for uma princesa. A importância do tio materno, reside no facto de que este que auxilia a sua irmã, que a representa em todo o lado e , caso seja necessário, toma a sua defesa. Este papel de assistência a mulher , inicialmente, não cabia  ao marido considerado antes como um estrangeiro aos olhos da família da mulher. As múltiplas nuances e diferenças entre as várias nações e regiões de África não opõem nem negam as similaridades que existem entre os Africanos tanto no continente como na diáspora. Enquanto África e Africanos existirem, cultura Africana continuará a existir também.
(cheick anta Diop, pág 18, unidade cultural africana .
Southern Cradle and Matriarchy
In the matriarchal system, in its pure form, a child does not inherit from his father, he inherits from his maternal uncle and is married  to his uncle’s daughter, so that the latter is not completely disinherited. All political rights are transmitted by the mother, and except for the possibility of usurpation of power no prince can suceed to the throne if his mother is not a princess. The importance of the uncle on the mother’s side lies in the fact that it is he who aids his sister, is her representative everywhere and, if need be, takes her defence. This role of aid to the woman did not originally fall to the husband, who was considered to be a stranger to his wife ‘s family. Pag;29, Cultural Unity of Black Africa.)
Sociedades Matriarcais
Na África negra, acredita-se em quase todo lado, que a criança deve muito mais, biologicamente falando, a sua mãe do que ao seu pai. A herança biológica do lado materno é mais sólida, mais importante do que a herança do lado paterno. por conseguinte, é-se aquilo que a sua mãe é, é-se apenas metade daquilo que o pai é.
Sociedade matriarcal
A facilidade de divórcio nos casamentos do berço matriarcal não pode, objetivamente ser considerada como um sinal inferioridade, e de anterioridade ao ponto de distinguir uma família dita sindiasmica, arcaica, de outra dita monogâmica, na qual o divórcio é quase impossível. A espontaneidade da separação não deve ser encarado enquanto reveladora de costumes dissolutos, mas como o índice grau de desenvolvimento que uma sociedade concede a todos os seus cidadãos, sem distinção de gênero. A mulher africana mesmo depois do casamento, conserva toda a sua personalidade e os seus direitos, está continua a usar o nome família. pag;23, Unidade Cultural Africana.
Sistema Matriarcal ( religião tradicional) versus a islamização da áfrica ocidental
A islamização da África Ocidental foi iniciada com o movimento Almoravida, no século X ( 10). É possível notar-se que este introduziu uma espécie demarcação na evolução da consciência religiosa, em primeiro lugar dos príncipes, por consequência, mais tarde, nos povos. A religião tradicional desvaneceu gradualmente sob influência islâmica, bem como os costumes e as tradições. Foi deste modo que o regime regime patrilinear se substituiu, parcial e progressivamente, ao regime matrilinear desde do século X. Assim, compreendem -se as suas causas externas que originaram a mudança.pág: 33, Unidade culrutal africana, Chieck anta Diop
SISTEMA MATRIARCAL ( RELIGIAO TRADICIONAL ) VERSUS INFLUENCIAS RELEGIOSAS EXTERNAS:
Na áfrica ocidental a adopção do sobrenome do pai pelas crianças parece derivar desta mesma influência árabe. De facto , acabamos de tomar conhecimto com, Ibn Batouta, que em 1253, às crianças eram nomeadas de acordo com o tio materno, ou seja o irmão da mãe. Portanto, o descendente adoptava o sobrenome de um homem, mas o regime era puramente matrilinear, só o deixou de ser a partir do momento que o pai substitui o tio , de acordo com a prática islâmica. É importante salientar que, a partir da mesma época, a destribalização era um facto concretizado na África ocidental , o mesmo é demonstrado através da possibilidade que o indivíduo possui de adoptar um sobrenome próprio, de família , e já não relativo ao clã. Nas regiões não destribalizadas do continente, os indivíduos têm apenas um nome. Quando são questionados  acerca do seu nome de família, estes respondem que pertencem a um determinado clã totêmico, cuja designação só pode ser adotada coletivamente. Só quando os membros do clã se despersam é que podem conservar individualmente, como lembrança da sua comunidade primitiva, o nome do clã que se tornaa no seu sobrenome de família.

No entanto, é necessário sublinhar um modo particular de nomear os descendentes, que parece resultar de uma concepção dualista da vida social. Ao nome do rapaz, acrescenta-se o da mãe, e ao nome da rapariga, o do pai. Por exemplo, Cheikh Fatma designa o filho de Fatma, Magatte Massamba – Sassoum é filha de Massamba-Sassoum. Certamente que isto não provém, de modo algum, de uma influência árabe. pág 33, Unidade Cultural Africana, Cheick Anta Diop.

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