Africa

Africa

Jéssica Silva | @__gorjessx
3 de Janeiro 2023
Um continente com 54 países, mais de 2000 línguas e cerca de 3000 grupos étnicos diferentes. Um continente com inúmeras práticas indígenas religiosas para além das religiões Abraâmicas praticadas por milhares de Africanos. Cada país com uma história distinta e especifica, e com práticas culturais diferentes. 

Muitas vezes ouvimos falar de uma cultura Africana, mas o que é na realidade cultura Africana, quando temos países como a Nigéria por exemplo, que somente conta com mais de 500 línguas e 250 grupos étnicos?
O aclamado escritor e académico Queniano Ngũgĩ wa Thiong’o afirma que a língua é um canal pela qual a cultura e identidade veicula valores. Se assim for, será que podemos dizer que um continente com mais de 2000 línguas e culturas, partilha uma única cultura?

Cultura tem tantas definições como o número de académicos interessados no fenómeno. 
No entanto, geralmente cultura é entendida como o resultado total das peculiaridades partilhadas por uma sociedade ou grupo social. Estas peculiaridades incluem conjuntos de traços distintivos, espirituais e materiais, intelectuais e afetivos. Ela engloba, além das artes e das letras, os modos de vida, de ser e estar, os sistemas de valores, as tradições, as crenças e por aí além. 
África é sim um continente maravilhosamente rico em diversidade. Todavia, cultura Africana existe porque apesar das várias culturas referentes a grupos específicos, os Africanos partilham uma longa e história semelhante , e fortes traços culturais, especialmente quando analisamos as crenças e valores que os distinguem de outras sociedades no mundo. 
Cultura Africana é então, a soma total de atitudes, artes, crenças, códigos morais e práticas partilhadas que caracterizam os Africanos. Pode e deve ser interpretada como um reservatório contínuo e cumulativo contendo elementos materiais e não-materiais que são socialmente transmitidos de uma geração em geração. Cultura Africana, refere-se, portanto, a toda a herança Africana. É baseado nesta ideia, que é possível termos ideologias e movimentos como Pan-Africanismo, Afrocentrismo, Negritude, entre outras.

As múltiplas nuances e diferenças entre as várias nações e regiões de África não opõem nem negam as similaridades que existem entre os Africanos tanto no continente como na diáspora.
Enquanto África e Africanos existirem, cultura Africana continuará a existir também.

See more Articles

Shopping Cart
Scroll to Top